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Sebrae/MT promove rodadas de negócios para potencializar os destinos turísticos de MT durante a FIT Pantanal

Sebrae/MT promove rodadas de negócios para potencializar os destinos turísticos de MT durante a FIT Pantanal


Evento será realizado gratuitamente de 30 de maio a 02 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) irá promover rodadas de negócios durante a edição da Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2024). Realizada há 30 anos e considerada uma das maiores ações de fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em Mato Grosso, a FIT Pantanal será entre os dias 30 de maio e 02 de junho de 2024, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com o tema ‘Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro e Negócios’.

O evento realizado pelo Sistema Fecomércio-MT e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), contará com uma programação voltada ao desenvolvimento do setor turístico do estado. Neste aspecto, o Sebrae/MT irá atuar no fortalecimento dos pequenos negócios do setor turístico por meio do lançamento de novos roteiros turísticos, rodadas de negócios nacionais e internacionais, encontros entre empreendedores, workshops, entre outras ações.

As rodadas de negócios serão realizadas para possibilitar aos pequenos negócios a ampliação da carteira de clientes, o acesso a novos mercados e ainda contribuirá para o aumento do faturamento dos empresários mato-grossenses. Mais de 30 empreendimentos do setor de turismo de todas as regiões do estado irão participar dos encontros promovidos durante a FIT Pantanal.

A gestora de Turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves, ressalta que ações de fortalecimento dos pequenos negócios no segmento são importantes porque na cadeia produtiva do turismo cerca de 96% do tecido empresarial é composto por micro e pequenas empresas.


“Desde 2022 o Sebrae realiza este trabalho em todo o estado de formatação de produtos turísticos e agora entra nesta fase importante que é promovermos a aproximação comercial entre clientes e fornecedores, por meio da rodada de negócios. Esta estratégia contribui para que os negócios sejam fechados entre os participantes. Já fizemos a seleção dos fornecedores de produtos turísticos dos quatro polos do estado: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Araguaia, e estamos em fase de prospecção dos compradores dos principais destinos emissores do Brasil e também do mundo. Esta ação fortalece o segmento e permite que novos mercados sejam acessados para melhorar a performance dos pequenos negócios do nosso estado”, diz.

As rodadas de negócios contarão com a participação de compradores nacionais de estados como o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de compradores internacionais no qual estão em tratativas com alguns países, como os Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha e outros, como explica a gestora.

Segundo Marisbeth, os empreendedores participantes são capacitados e preparados para apresentarem seu negócio de forma estratégica aos compradores. “O Sebrae tem a missão de apoiar esses pequenos negócios a se tornarem mais competitivos e, para as rodadas de negócios, é muito importante toda a parte de preparação que fazemos com os ofertantes. Eles participam de oficina de preparação e são orientados a elaborar seus portfólios dos produtos, a trabalhar a questão da precificação desses produtos e, acima de tudo, como se apresentar com estratégias de negociação, e esperamos resultados bem positivos para este ano”, finaliza.


Confira as datas e horários

A Rodada de Negócios Nacional será realizada no dia 29 de maio, das 14h às 17h, no Auditório dos Pássaros e contará com 30 fornecedores (operadoras e receptivos) que comercializam os destinos turísticos de Mato Grosso e 12 compradores.
Já a Rodada de Negócios Internacional será no formato on-line, no dia 31 de maio, das 9h às 12h, também no Auditório dos Pássaros e contará com a participação de 12 fornecedores (operadoras e receptivos) que comercializam os destinos turísticos de Mato Grosso e 10 compradores.

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