top of page

Mais de 50 agricultores familiares de MT vão apresentar diversidade de produtos em feira de turismo

Mais de 50 agricultores familiares de MT vão apresentar diversidade de produtos em feira de turismo

Um total de 53 produtores familiares de Mato Grosso irão apresentar e comercializar seus produtos no espaço destinado à agricultura familiar, na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2024), que será realizada entre 30 de maio e 2 de junho de 2024 no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A feira, com o tema "Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro & Negócios", é resultado de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio).

Os produtos oferecidos pelos agricultores familiares refletem a rica biodiversidade e da cultura regional mato-grossense. Desde as castanhas do Brasil de Alta Floresta até os queijos finos curados e doces de leite de Nossa Senhora do Livramento. A variedade é vasta e inclui ainda cachaças artesanais e licores de diversas localidades, mostrando a habilidade dos produtores locais em refinar bebidas tradicionais com um toque regional.
Além disso, itens como a banana chips e o baru da Comunidade Quilombola em Capão Verde, Poconé, e os derivados do babaçu e baru de Agrovila das Palmeiras, Santo Antônio de Leverger, evidenciam o aproveitamento sustentável dos recursos naturais locais.

O evento também será uma vitrine para produtos menos convencionais, como os derivados de café e os alimentos veganos e naturais de Cuiabá, assim como as múltiplas variedades de mel, própolis e geleia real.

O secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Luluca Ribeiro, afirma que na FIT Pantanal 2024 é demonstrada a capacidade empreendedora dos agricultores familiares, que contribuem significativamente para a economia das comunidades e manutenção da cultura alimentar do Estado.

“É uma grande oportunidade para que a população possa conhecer parte da infinidade de produtos da agricultura familiar, que possuem qualidade que, muitas vezes, o público em geral ainda desconhece”, enfatizou.

bottom of page